Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Assinatura de memorando entre Ecobank e OM Crédito vai empoderar 100 mulheres

O Salão Beijing da Presidência da República recebeu, na tarde desta segunda-feira, 31 de Julho, um encontro de Networking para celebrar o Dia da Mulher Africana. O evento, iniciativa da Ecobank Cabo Verde, ficou marcado pela assinatura de um memorando de entendimento entre o Ecobank e a OM Crédito, que vai permitir a formação de 100 mulheres líderes empresariais, no quadro do programa Ellevar. Esse programa visa o empoderamento económico das mulheres. 

O Salão Beijing da Presidência da República recebeu, na tarde de ontem, um evento para assinalar o Dia da Mulher Africana. Intitulado “Dia da Mulher Africana por ELLEVAR”, esta iniciativa partiu da Ecobank Cabo Verde e juntou dezenas de mulheres, empresárias e empreendedoras de diversas áreas.

Música, dança, desfile de moda, exposição e degustação de comida africana foram as actividades culturais que marcaram o evento, que contou com a presença da primeira-dama de Cabo Verde, Débora Katiza Carvalho e da Administradora Delegada da Ecobank, Aminata Nana Sakho.

Em declaração à imprensa, Edna Moreira, directora da área de “Customer Experience” da Ecobank, explicou que esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Programa ELLEVAR, projetado para empresas lideradas ou administradas por mulheres; empresas com uma alta percentagem de mulheres na direção, ou funcionárias, bem como as que fabricam produtos para mulheres.

Refletir o desafio das mulheres a nível económico

Na ocasião, Edna Moreira destacou que o Ecobank tem preveligiado “a mulher no centro” dos seus projectos e programas e que esta iniciativa vai de encontro a essa missão voltada para o universo de empoderamento feminino. 

“Para nós é importante comemorar, homenagear as mulheres africanas, mas também trazer as reflexões e questões que tocam ao mundo feminino, principalmente aquilo que desafia as mulheres a nível económico”.

A iniciativa “Dia da Mulher Africana por ELLEVAR” contou com uma conferência de abertura proferida pela Primeira-dama de Cabo Verde, Débora Katiza Carvalho, que abordou o tema “O Papel da Mulher no Desenvolvimento do Continente Africano”. A mesma versou, particularmente, sobre o contributo da mulher no desenvolvimento económico dos países africanos. 

Desafios e ganhos das mulheres africanas, por Débora Carvalho 

Na sua intervenção, a primeira-dama falou sobre os desafios que enfrentam as mulheres africanas, nomeadamente acesso à educação, casamento e gravidez precoce e empoderamento financeiro, entre outros.

Particularmente no que toca à economia lembrou que 70 % do trabalho realizado pelas mulheres africanas não é um trabalho formal o que indica que as mesmas estão “fora do sistema formal da economia”.

Débora Carvalho sublinhou, contudo, também os ganhos alcançados, principalmente no que diz respeito às conquistas jurídicas, participação das mulheres na política e nos cargos de decisão.

“Tudo isso devemos hoje celebrar, mas sem esquecer dos desafios, muito deles encobertos”.

Memorando de Ecobank e OM Crédito

Além desta conferência, o encontro de Networking da Ecobank Cabo Verde ficou marcado pela assinatura de um memorando de entendimento entre o Ecobank e a OM Crédito, que vai possibilitar a formação de 100 mulheres líderes empresariais, no quadro do programa Ellevar, de empoderamento económico das mulheres.

O acordo foi rubricado entre a administradora do Ecobank Cabo Verde, Aminata Nana Sakho e a presidente da OMCV, Eloisa Cardoso. 

Na sua intervenção, Aminata Sakho referiu que a OM Crédito, entre outras instituições cabo-verdianas, permite que haja “colaboração”, entre os diferentes actores do processo, para que juntos possam ser “mais eficientes no empoderamento das mulheres cabo-verdianas”.

Inclusão financeira das mulheres como meta de desenvolvimento do país

“Em Cabo Verde, as mulheres representam 50% da população e muitas delas possuem pequenos negócios. As Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) representam 97% dos negócios e as mulheres administram cerca de um terço das empresas registadas”, avançou.

Nesse contexto, defendeu a importância da inclusão financeira das mulheres para o processo de desenvolvimento sutentavel do país. 

A Inclusão financeira das mulheres é uma meta fundamental para o desenvolvimento do país. O Ecobank está totalmente engajado em capacitar essas mulheres e negócios com soluções adaptadas às suas necessidades através do programa ELLEVAR”, acrescentou.

De salientar que o evento “Dia da Mulher Africana por ELLEVAR” contou ainda com a apresentação de três testemunhos de mulheres que já beneficiaram do programa ELLEVAR da Ecobank, rumo ao empoderamento feminino.

PUB