Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Carnaval do Mindelo: LIGOC destaca necessidade de acções de capacitação do júri  

O presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC – SV), Marco Bento, destacou, este Sábado, 29, a necessidade de acções de capacitação do júri do Carnaval, visando melhorar o sistema de avaliação e de pontuação dos desfiles oficiais.

Marco Bento falava à imprensa à margem de um almoço de confraternização com os grupos oficiais, o júri e fazedores do Carnaval de São Vicente, que serviu para apelar à participação das pessoas, principalmente os elementos do júri, nos workshops do Carnaval de Verão que arrancam a 02 de Agosto.

Segundo Marco Bento, citado pela Inforpress, o Carnaval de São Vicente chegou a um patamar que precisa de ajuda profissional. Por isso, a LIGOC aproveita a vinda de um grupo de dez artistas brasileiros, ligados às diversas áreas do Carnaval do Rio de Janeiro, para capacitar os fazedores do Carnaval de São Vicente, através de formações e palestras, actividades que culminarão com um desfile.

Sistema de pontuação

Uma dessas áreas, explicou, é o novo sistema de pontuação que o júri atribui aos grupos no desfile oficial, em São Vicente, inspirado no Carnaval do Rio de Janeiro, que ainda faz “muita confusão ao júri” e traz “discórdia” porque as pessoas ainda “não assimilaram como é que podem fazer uma avaliação ou atribuir uma pontuação”.

“Queremos um júri fixo, que perceba e que aprenda os critérios de avaliação. Cada grupo entra no desfile com dez pontos e depois, se há falhas, vai-se subtraindo os décimos. Mas, ainda há jurados que se confundem e retiram logo um ponto do grupo. Retirar um ponto é como se o grupo saísse sem a comissão de frente”, afirmou a mesma fonte, reiterando que, em caso de falhas, deve-se retirar décimos.

Mindelo recebe figuras do carnaval brasileiro

A partir desta Segunda-feira, 1 de Agosto, chegam a Mindelo figuras do carnaval brasileiro, entre as quais rainhas de bateria, porta-bandeira, mestre sala, um carnavalesco ligado à Estação Primeira da Mangueira e também o ex-presidente da Liga das Escolas de Samba no Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Castanheira, este que teve largos anos à frente dessa liga.

Chegarão, também, artistas que vão dar formação sobre administração de barracão. que ensinará aos grupos como administrar um estaleiro de Carnaval.

 Workshops do Carnaval de Verão arrancam a 02 de Agosto

Os workshops e palestras, que antecedem o Carnaval de Verão, vão decorrer na Escola Salesiana de Artes e Ofícios do Mindelo (ESAO), no Centro Cultural do Mindelo e na Academia de Música Jotamont.

Já o desfile está previsto para acontecer a 08 de Agosto, a partir das 20h00 e seguirá o percurso habitual do desfile do Carnaval de São Vicente.

C/ Inforpress