Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Dois amigos criam Easypay para facilitar serviços financeiros digitais

Easypay é uma plataforma digital Fintech, ou seja, de facilitação de serviços financeiros digitais e tecnológicos. Esta aplicação nasceu no início deste ano e tem a assinatura da engenheira mecânica Leida Correia e Silva e do engenheiro de softwares Rajiv Lukene Morais. O projecto é o vencedor da 4ª edição do programa Bolsa Cabo Verde Digital.

Na prática, o que estes dois amigos, ambos ex-estudantes na China, país  líder mundial de Fintech, estão a propor, é uma plataforma onde as pessoas podem gerir a sua vida financeira e verem facilitadas as suas tarefas diárias, quando o assunto é pagar contas, fazer compras ou transações. 

 “Estamos num mundo cada vez mais digitalizado e gerir pagamentos, transações e múltiplas contas bancárias, recibos, é difícil. Para além disso, temos em Cabo Verde um problema de ATMs sem serviço ou sem dinheiro, em que temos de percorrer vários ATMs para encontrar dinheiro disponível ou ainda o problema persistente de troco”, explica a co-fundadora, Leida dos Santos Correia e Silva, em entrevista ao A Nação.

 Neste sentido, Easypay aparece como uma “solução pioneira”, com uma carteira digital cujo objectivo é facilitar a vida dos clientes, tanto nas transações, como nas tarefas diárias.

 “São esses os problemas que queremos resolver em Cabo Verde, mas, queremos aproveitar isso, também, para redefinir e revolucionar pagamentos, mesmo a nível do continente africano”, avança a engenheira.

 Clientes e necessidades diferentes

 A plataforma está desenhada para segmentos de clientes diferentes, nomeadamente os retalhistas, comerciantes de pequenos e grandes negócios e para o consumidor/utilizador individual. Ou seja, há uma vertente voltada para os negócios e outra para os trâmites pessoais. 

 A vertente de negócios possibilita fazer gerência do negócio a partir do aplicativo, em que o cliente tem um QR code disponibilizado, através do qual entram todas as informações da sua conta, e onde pode ver o que gasta, o que recebe e calcular as suas estatísticas mensais. 

 Já na vertente individual, explica a mesma fonte, o utilizador tem a opção de gerir a sua vida financeira, para além de outras funcionalidades a serem disponibilizadas.

  Para cadastrar é necessário o número de telefone e o bilhete de identidade ou passaporte. 

 “O cliente faz uma autenticação direta, depois cria o seu código, que pode ser também impressão digital (fingerprint) ou reconhecimento facial (face ID). A partir do momento em que a conta é criada, o cliente passa a utilizar a sua password, face ID ou fingerprint para realizar todas as actividades dentro do aplicativo”, esclarece Leida Correia e Silva. 

 A aguardar licença do BCV

 Neste momento, explica, a dupla está na fase de obtenção da licença junto do Banco de Cabo Verde (BCV) e, assim que sair, já podem avançar.

 “Estamos em crer que até o final do ano estaremos em condições de colocar o aplicativo à disposição dos nossos clientes”. 

 Leida Correia e Silva explica que toda e qualquer conta bancária pode ser associada à Easypay.

 “O cliente faz uma recarga na sua conta Easypay. E mesmo quem não tiver uma conta bancária, pode ter uma conta Easypay, fazer uma recarga e fazer os seus pagamentos. Se tiver dinheiro na conta Easypay, e também quiser colocar em outras contas, ele pode ser retirado”, especifica. 

 Vencedora da 4ª edição do BCV

 Easypay foi o projecto vencedor da quarta edição do Bolsa Cabo Verde Digital, cujo Demoday teve lugar no último dia 20 de Julho. 

 “Foi um processo entusiasmante, a realização de um sonho. Foi uma formação extremamente importante, que nos deu todas as ferramentas para agora sairmos para o mundo e andar com os nossos próprios pés”, considera a engenheira que, recentemente, esteve também no Thu Creators Circles, em Barcelona, onde se apresentou para o segundo maior Fintech do Mundo.

 Em Outubro próximo a plataforma estará igualmente a participar no 929 Challenge, em Macau, uma competição de startups tecnológicas que visa fazer o link entre a China e países que falam português.

Para além de Leida e Rajiv, por detrás da plataforma Easypay está também o suporte de uma equipa financeira, uma equipa legal e de marketing, para além do pai de Leida, César Correia e Silva, considerado seu apoiante incondicional.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 830, de 27 de Julho de 2022

PUB