Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

EllaLink entra hoje em funcionamento

O cabo de fibra óptica, de última geração, que abre as portas à entrada do 5G no país, entra hoje em funcionamento. Segundo a CVTelecom, o mesmo vai dar resposta à demanda de tráfego entre a Europa e América Latina, com possibilidade de inclusão do tráfego da CEDEAO.  

A entrada de Cabo Verde no projecto EllaLink representa um investimento de 30 milhões de dólares e o financiamento foi mobilizado pela CVTelecom junto do Banco Europeu de Investimento. 

João Domingos Correia, presidente do conselho de administração da CVTelecom, citado pela RCV, avançou que o mesmo vai permitir a Cabo Verde alcançar dois objectivos. 

“Primeiro, é securizar o sistema de comunicação em Cabo Verde, porque estávamos dependentes de um único cabo, o cabo  WACS. Segundo, aproveitar as potencialidades do cabo EllaLink para começar a fazer negócios digitais em Cabo Verde”.  

Novos mercados

Com o novo cabo Cabo Verde vai poder ainda explorar outros mercados no Norte da Europa, América do Sul e CEDEAO. 

“Para isso a empresa vai precisar de vários parceiros nacionais e de empresas Startup que estão a proliferar no país para produzir conteúdos que devem ser vendidos aproveitando a capacidade do cabo”, esclareceu Correia à rádio nacional.

Recorde-se que este cabo é constituído por quatro pares de fibra, cada uma com capacidade para 12 terabytes, e interconecta Sines em Portugal, à América Latina, passando, nesta primeira fase, pelo Funchal, na ilha da Madeira e a Praia do Portinho, em Santiago.

Após a primeira fase, o projecto abarcará ainda outros países na nossa sub-região, como Mauritânia, Marrocos (Casablanca), Ilhas Canárias (Tenerife) e mais dois pontos no Brasil e Guiana Francesa (América do Sul).

O cabo vai entrar em funcionamento oficialmente hoje, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que decorre à tarde, num dos hotéis da capital.

PUB