Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Estratégia Nacional de Prevenção e Combate à Lavagem de Capitais

Foi aprovada a Estratégia Nacional de Prevenção e Combate à Lavagem de Capitais, um instrumento que, segundo a Ministra da Justiça, Joana Rosa, é “enquadrador e mostra o compromisso do país na luta contra esse crime que ameaça a integridade de nossa economia e sociedade”. Estas declarações foram feitas durante a abertura do Workshop da Avaliação Nacional de Risco aos Setores do Turismo e Imobiliário, realizada ontem, dia 31 de julho, na Cidade da Praia.

A Governante destacou a parceria do Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de Capitais na África Ocidental (GIABA) na prevenção e combate à lavagem de capitais, financiamento do terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa.

Joana Rosa ressaltou também a importância dos setores do turismo e da imobiliária na economia nacional, como setores-chave do desenvolvimento do arquipélago.

“Os setores de turismo e imobiliário têm uma relevância ímpar em nossa economia, particularmente para um país arquipelágico como o nosso. Ambos representam uma fatia significativa do PIB nacional e desempenham um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento sustentável de Cabo Verde. O turismo, em especial, é um dos principais motores econômicos, gerando empregos e impulsionando a atividade comercial em diversas regiões do país”, disse a Ministra.

Avaliação do risco no setor turístico e imobiliário proporcionam ambiente de negócios mais seguro

A Ministra acrescentou ainda que a avaliação do risco nesses setores proporciona um ambiente de negócios mais seguro e protegido contra atividades criminosas, o que contribui para a “estabilidade financeira e a prevenção de danos à economia nacional”.

Ao implementar medidas eficazes de prevenção e combate a Lavagem de Capitais (LC) e Financiamento do Terrorismo (FT), Cabo Verde reitera o seu compromisso em combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, “alinhando-se às melhores práticas internacionais e fortalecendo sua posição no cenário global”.

Tiago Ribeiro

PUB