Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Exportações de Cabo Verde em Junho ascenderam aos 670 mil contos

No mês de junho de 2023, as exportações de Cabo Verde totalizaram 673 mil contos, correspondendo a um aumento de 257 mil contos (61,9%) face ao mês homólogo, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Os dados do INE revelam ainda que no mês passado, a Europa continuou a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 95,0% do total das exportações cabo-verdianas.

A Espanha lidera o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, absorvendo 63,3% das exportações no mês de junho de 2023, tendo aumentado 11,5 p.p. face ao mês homólogo de 2022. 

Em segundo vem Itália com 16,1%), em terceiro Portugal, com 14,9%) e, depois, os Estados Unidos em quarto com 5,0%. De notar que estes dois últimos países registaram diminuições comparativamente ao mês homólogo de 2022. 

Conservas e preparados dominam exportações 

No mês de junho de 2023, os produtos mais exportados por Cabo Verde foram os preparados e conservas, que lideram o ranking com 73,7% (aumentando 5,4 p.p.), seguido dos vestuários com 8,6% e os calçados com 6,1%. 

Note-se que as exportações de conservas são dominadas pela Frescomar, em São Vicente, mas a SUCLA de São Nicolau exporta também para os Estados Unidos da América, onde há uma grande procura pela comunidade emigrada.

PUB