Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

IMP apela ao respeito pelas indicações dos nadadores salvadores

O Instituto Marítimo Portuário (IMP) lamentou hoje as perdas de vidas humanas corridas no mar, este final de semana, e reforçou o apelo aos utilizadores das praias nacionais no sentido de uma maior prudência, respeito pelas recomendações de segurança das autoridades e indicações dos nadadores salvadores. 

“O Instituto Marítimo Portuário (IMP), através das Capitanias dos Portos de Barlavento e Sotavento, e na sequência das recentes ocorrências nas praias nacionais, que resultaram em mortes por afogamento, vem manifestar o seu pesar e profundo lamento pelas perdas das vidas humanas, endereçando as suas condolências às famílias enlutadas nesta hora de consternação”, lê-se no comunicado, divulgado há instantes.

Por outro lado, a autoridade marítima sublinha que o momento impõe uma reflexão mais profunda sobre o “nosso comportamento relativamente ao mar”.

“Reforçamos o nosso apelo aos utilizadores das praias nacionais no sentido de uma maior prudência, devendo respeitar as recomendações de segurança das autoridades, respeitar as indicações dos nadadores salvadores e as instruções da Polícia Marítima, bem como as orientações das placas sinaléticas nas praias”, apelou.

Por razões de segurança, alertou, deve-se evitar o uso de praias não vigiadas ou caracterizadas como não balneares e/ou perigosas.

Cuidados com a pesca de lazer 

O apelo se estende aos praticantes de pesca de lazer, no sentido de se precaverem na prática da atividade, utilizando equipamentos de proteção e segurança como coletes e bóias.

Deve-se evitar, ainda, segundo o IMP, fazer pescarias em zonas de difícil acesso, sem rede de comunicação e, principalmente, em zonas de mar muito agitado.

O IMP recorda e reitera que a segurança balnear é uma responsabilidade de todos e de cada um em particular, pelo que insta a todos a ter uma atenção redobrada neste período de maior afluência às praias balneares.

Final de semana trágico

Recorde-se que, durante este domingo, 07 de Agosto, cinco pessoas perderam a vida no mar, nas ilhas de Santiago e Sal, todos por afogamento.

O primeiro caso ocorreu na primeira metade do dia, na zona de Portinho, em Achada Grande Trás, onde morreram três amigos que estavam a fazer pesca amadora.

Na mesma tarde, uma quarta pessoa, cuja identidade ainda não foi revelada, perdeu a vida no mar de Quebra Canela e um outro jovem, de 21 anos, também morreu, no Sal, por afogamento.

PUB