Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Mundial de Basquetebol: Ulisses Correia e Silva confirma atribuição de 15 mil contos para participação de Cabo Verde

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu hoje, na cidade da Praia, que o Estado, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), já atribuiu 15 mil contos para a participação de Cabo Verde no Mundial de Basquetebol a realizar em Agosto, no Japão, Indonésia e Filipinas.

“Houve a contribuição de algumas empresas, que rondavam os 25 mil contos, com mais 15 mil da IDJ, são 40 mil e ainda podem aumentar mais. Esperamos que não haja preocupações de natureza financeira, portanto, estão garantidas as condições de financiamento para uma boa participação”, garantiu Ulisses Correia e Silva citado pela Inforpress na sequência de uma visita aos seleccionados para o Mundial, antes de mais uma sessão de treino no Pavilhão Vavá Duarte.

O chefe do Governo defendeu que no futuro terão que ser criadas “mais condições”, envolvendo a participação, não só do Governo, mas também de mais empresas porque, conforme apontou, trata-se de um investimento com retornos na imagem das instituições que apoiam a participação do país nesta competição.

Cabo Verde estreia-se a 26 de Agosto

A selecção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina fará a sua estreia absoluta no XIX Campeonato do Mundo de Basquetebol (Mundial da FIBA), a acontecer no Japão, Indonésia e Filipinas, no dia 26 de Agosto, ante a equipa nacional da Geórgia, em partida a ser disputada na Okinawa Arena, no Japão.

Cabo Verde volta a competir a 28 de Agosto, desta feita, frente à sua congénere dos sul-americanos da Venezuela para a segunda jornada e termina a sua participação na fase de grupo, a 30 de Agosto, ante os europeus da Eslovénia (sétimo do ranking mundial).

Fases de preparação em Itália, Espanha e Estado Unidos

De acordo com o plano federativo, a partir de 03 de Agosto, a comitiva nacional viaja para um torneio na Itália, onde estará a competir a selecção anfitriã, a Turquia, a China e Cabo Verde, para depois se deslocar para um novo estágio em Madrid (Espanha), cidade onde vai realizar dois jogos treinos.

Já a caminho do Japão, a selecção cabo-verdiana viaja para os Estados Unidos da América para, de 13 a 18 de Agosto, intensificar os seus processos de treinos junto da comunidade cabo-verdiana radicada, para que na madrugada de 18/19 esteja a viajar rumo ao Japão.

Lista dos pré-convocados:

Bases: Wil Tavares (Balkan, Bulgária), Shane da Rosa (Piratas, EUA), Jeft Xavier (EUA), Amin Delgado (Espanha), Hugo Correia e Silva.

Extremos: Fidel Mendonça (Prédio, Cabo Verde), Ivan Almeida (Benfica, Portugal), Joel Almeida (CAP, Camarões), Patrick Mendes “Puto” (Almeria, Espanha), Anderson Correia, Petro de Luanda, Angola), Patrick Spencer “Giannis” (Zentro Basket Madrid, Espanha).

Posições Quatro e Cinco: Walter Tavares “Edy” (Real Madrid, Espanha), Kevin Gomes Kevon (Porto, Portugal), Keneth Mendes, João “Betinho” Gomes (Benfica Portugal), Kevin Koronel (Mans, França), Amarilson Lopes (Maguei, (Socuellamos, Espanha), Victor Andrade (Pato Basket, Brasil), Ailton Marques (Club Baloncesto Clavijo, Espanha).

C/ Inforpress

PUB