Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Portugal: Equipas consulares voltam a visitar São Vicente 

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, garantiu que a ilha de São Vicente vai voltar a ter visitas de equipas consulares, no sentido de evitar a deslocação à Praia.

Segundo João Gomes Cravinho, a falta dos serviços consulares neste momento, em São Vicente, é um “problema real”, que se agravou com a pandemia.

Mas, asseverou, já se está a tomar medidas, entre as quais, o reforço da equipa consular na Cidade da Praia, que vai ter continuidade durante os meses mais intensos de Verão.

Daí, acreditar que ao longo dos próximos meses, haverá uma “melhoria significativa” na gestão do processamento dos vistos e ainda possibilitar a “ambição” de reduzir a complexidade burocrática.

“Esperamos que seja possível começar a diminuir um pouco a pressão e a corresponder à vontade da parte cabo-verdiana de viajar”, considerou João Gomes Cravinho, que se encontra de visita ao país.

Portugal prepara ajuste na legislação 

Também em relação à mobilidade entre os dois países, o ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu que Portugal está a fazer ajustes na legislação nacional, que permitam que a tramitação seja “mais ligeira”.

“Contamos ainda no mês de Junho introduzir no Parlamento português essas propostas de alteração”, asseverou.

Nesse sentido, diz que a efectiva mobilidade poderá acontecer “em breve”, e que em 2023 haverá muito maior número de cabo-verdianos a viajar para Portugal e vice-versa.

Lentidão nos vistos escolares

Em relação a vistos solicitados por estudantes cabo-verdianos para continuar os estudos em Portugal, João Gomes Cravinho admitiu haver uma “lentidão”, que “tem que ser resolvida no processamento”.

Embora, considerou ser importante que os pedidos de vistos sejam entregues com alguma antecedência.

Agenda

João Gomes Cravinho, que chegou esta segunda-feira a São Vicente, acompanhado de Rui Figueiredo, tinha ainda no programa visitar o Centro de Hemodiálise do Hospital Baptista de Sousa, co-financiado por Portugal.

O governante português estará em Cabo Verde até dia 25, e juntamente com o seu homólogo cabo-verdiano, desloca-se a Santo Antão, nesta terça-feira, 24, e depois irá para Cidade da Praia, onde tem agendado encontros com o primeiro-ministro, com o presidente da Assembleia Nacional e com o Presidente da República.

C/Inforpress

PUB