Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

República Dominicana: Resgatados mineiros encurralados há dez dias 

Os dois mineiros encurralados desde final de Julho numa Mina de Zinco e Cobre, na Província de Monseñor Nouel, na República Dominicana, foram resgatados, em “perfeitas condições” de saúde e psicológicas.

Os trabalhadores foram alvo de uma avaliação médica, após terem sido retirados, na tarde de terça-feira, 9, segundo dados divulgados pela Corporação Mineira Dominicana (Cormidom) – a que o portal jn.pt teve acesso.

Posteriormente, os mineiros foram transferidos, por via aérea, para o Hospital Militar “Ramón de Lara”, em Santo Domingo.

Os Trabalhos de Resgate foram realizados por mais de 70 pessoas. 

O ministro da Saúde Pública Dominicano, Daniel Rivera, destacou que, “clinicamente”, os dois mineiros parecem bem, mas que os seus órgãos vitais devem ser monitorizados, depois de terem passado tanto tempo dentro da Mina, principalmente as funções respiratórias e renais.

A derrocada ocorreu em 31 de Julho, no nível 215 da Mina Subterrânea, onde se encontravam o especialista Colombiano, Carlos Yepez Ospina, e o ajudante de Mina Dominicano, Gregory Méndez Torres.

Daniel Rivera recordou, ainda, que os trabalhadores tiveram, permanentemente, Suporte Básico de Vida dentro da Mina e estavam bem oxigenados e a receber água e alimentos, o que permitiu – segundo os próprios -, sentirem-se “confiantes e calmos”.

“Não têm tosse, não têm problemas respiratórios nem febre, os hemogramas estão normais”, como revelam os primeiros testes que foram efectuados, salientou o ministro, que felicitou os responsáveis pela vigilância aos dois mineiros.

O director do Hospital Militar “Ramón de Lara”, José Richardson, destacou que os trabalhadores ficarão internados até um máximo 72 horas e descartou que fiquem com sequelas físicas.

No entanto, os mineiros podem apresentar estresse pós-traumático e serão acompanhados pelo Departamento de Psicologia, acrescentou.

Resgate 

O Resgate de Gregory Méndez e Carlos Yépez foi conseguido “depois de se aceder ao Novo Túnel de Desvio, denominado “Rota de Resgate B”, uma das duas Rotas que foram criadas desde o início do Plano de Resgate para chegar ao ponto onde estavam os dois mineiros”.

Os Trabalhos de Resgate foram realizados por mais  de 70 pessoas, lideradas por técnicos especializados da Cormidom, mas, também, dos Estados Unidos da América (EUA), Austrália, Canadá, México e Perú.

A Equipa de Resgate foi apoiada por 40 técnicos das Áreas de Geologia, Geotecnia e Engenharia de Minas da República Dominicana, Austrália, EUA, México, Colômbia e Perú.

O Presidente da República Dominicana, Luis Abinader, esteve no local e conversou com os dois mineiros, antes de serem transferidos para o Hospital.

PUB