Paraguay

Brasil chega a 378,5 mil mortos por Covid; país registrou 3.481 mortes em 24 horas

País contabilizou 14.050.885 casos e 378.530 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa.

Por G1

O país registrou 3.481 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta terça-feira (20) 378.530 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 2.830. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +3%, indicando tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes da doença.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Já são 90 dias seguidos no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 35 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia. Nos últimos 25 dias, a média esteve acima da marca de 2,5 mil.

Veja a sequência da última semana na média móvel:

Média móvel de mortes desta terça-feira — Foto: Arte G1

Média móvel de mortes desta terça-feira — Foto: Arte G1

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 14.050.885 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 73.172 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 64.188 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +1% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

Oito estados estão com alta nas mortes: AC, AP, ES, GO, MG, PA, RJ e RR.

Brasil, 20 de abril

Estados

  • Subindo (8 estados): AC, AP, ES, GO, MG, PA, RJ e RR
  • Em estabilidade (11 estados e o Distrito Federal): AL, AM, BA, CE, DF, MA, MS, PE, RO, SE, SP e TO
  • Em queda (7 estados): MT, PB, PI, PR, RN, RS e SC

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Vacinação

Balanço da vacinação contra Covid-19 desta terça aponta que 27.173.331 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 12,83% da população brasileira.

A segunda dose já foi aplicada em 10.718.372 pessoas (5,06% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal.

De ontem para hoje, a primeira dose foi aplicada em 518.872 pessoas e a segunda dose em 587.049, com um total de 1.105.921 doses aplicadas. Este é o maior número de doses aplicadas em um único dia no país desde o começo da vacinação.

Variação de mortes por estado

Estados com a média de mortes em alta — Foto: Arte G1

Estados com a média de mortes em alta — Foto: Arte G1

Football news:

Guardiola on Man City before the Champions League final: I didn't talk about Chelsea for a second. We're thinking of Brighton
Cristiano Ronaldo: Someone can have one or two great seasons. The really strong ones are the ones who are good year after year
Real Madrid is the most expensive football brand in the world. Barcelona-second, Manchester United-third (Brand Finance)
Draxler has extended his contract with PSG until 2024
Tottenham value Kane at 150 million pounds and do not want to let him go to the Premier League club
Real Madrid are unlikely to extend their contract with Ramos if Varane stays at the club
The Government of the Russian Federation has allocated more than 1 billion rubles for the preparation and holding of International competitions