Paraguay

Entenda porque é ‘obrigatório’ tomar a segunda dose da vacina

Especialistas afirmam que tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 é “vital”, e que sem a mesma a população fica numa “zona tênue”

Sendo, que algumas pessoas têm hesitado em tomar a segunda dose do imunizante, sobretudo devido a receio do desenvolvimento de coágulos de sangue ligados à vacina da AstraZeneca. 

Nomeadamente, e conforme informa um artigo publicado no jornal britânico The Sun, milhares de indivíduos no Reino Unido e nos Estados Unidos têm adiado receber a segunda dose do imunizante.

Contudo, os especialistas sublinham que a segunda toma é imperativa de modo a que as pessoas fiquem totalmente protegidas contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. 

A especialista em doenças infecciosas da Weill Cornell Medicine e da New York-Presbyterian Kristen Marks disse que se as pessoas ‘saltarem’ a segunda dose, começarão a surgir mais infecções. 

Em declarações ao jornal norte-americano Washington Post, partilhou: “a maioria dos casos de Covid em pessoas vacinadas que chegaram ao hospital eram de pessoas que ainda não tinham recebido a segunda dose. Acho que isso nos diz alguma coisa”. 

A verdade é que – nenhuma vacina pode conferir proteção completa contra a Covid-19 – mas receber duas doses oferece mais de 90% de proteção.

Vacinas como a Pfizer e a Moderna utilizam a tecnologia mRNA. Ensaios clínicos mostram que duas doses dos imunizantes são necessárias para atingir 95% de eficácia.

Dados do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) revelam que uma dose é somente 80% eficaz a proteger do vírus no período até à toma da segunda dose..

Especialistas, no entanto, alertaram que os anticorpos podem não ser capazes de atingir esse nível de proteção e podem diminuir se não tiver recebido o segundo reforço.

O conselheiro médico-chefe do presidente norte-americano Joe Biden, Anthony Fauci disse: “fica numa zona ténue e não tem o impacto total”. 

Football news:

Griezmann spoke with Hamilton and visited the Mercedes boxes at the Spanish Grand Prix
Barcelona feels that Neymar used it. He said that he wanted to return, but extended his contract with PSG (RAC1)
Aubameyang to the Arsenal fans: We wanted to give you something good. I am sorry that we could not
Atletico did not lose at the Camp Nou. Busquets' injury is the turning point of the match (and the championship race?)
Verratti injured his knee ligaments in PSG training. Participation in the Euro is still in question
Neymar's contract in one picture. Mbappe wants the same one
Manchester United would like to sign Bellingham in the summer, not Sancho. Borussia do not intend to sell Jude