Paraguay

Perder parceiro pode ser prejudicial para a saúde e levar à morte

A síndrome do ‘coração partido’ é uma condição médica documentada, que consiste num tipo de cardiomiopatia provocada por stress e ansiedade extremos.

Esta condição foi identificada pela primeira vez em 1990, no Japão. Na altura, para os investigadores um ‘coração partido’ assemelhava-se de tal modo com uma armadilha de polvo japonesa denominada takotsubo, que a doença começou a ser chamada de cardiomiopatia de Takotsubo.

De acordo com o cardiologista e escritor norte-americano Sandeep Jauhar: “o coração realmente muda de forma em resposta a uma perturbação emocional aguda, como após o rompimento de um relacionamento romântico ou a morte de um ente querido”. 

Todavia, na grande generalidade dos casos, quando o stress emocional agudo acaba, o coração recupera e volta à sua forma normal.

“Tive pacientes que desenvolveram insuficiência cardíaca congestiva aguda, arritmias com risco de vida, e até morte por essa condição”, partilhou Jauhar.

“Acho que é o exemplo mais claro de como as nossas vidas emocionais afetam diretamente os nossos corações”. 

A síndrome do ‘coração partido’ afeta mais comummente as mulheres, como em 90% dos casos, pessoas com historial de problemas neurológicos, como convulsões e que sofrem de problemas de saúde mental.

‘Efeito viuvez’: Entenda

Segundo a CNN, vários estudos apontam que existe outra realidade médica que pode surgir associada ao término de uma relação longa.

“O aumento da probabilidade de uma pessoa viúva recentemente morrer – muitas vezes chamada de ‘efeito da viuvez’ – é um dos exemplos mais bem documentados do efeito das relações sociais na saúde”, escreveram os investigadores Nicholas Christakis, diretor do Laboratório da Natureza Humana na Universidade de Yale, e Felix Elwert, professor de sociologia da Universidade de Wisconsin, ambas as instituições nos Estados Unidos, num estudo publicado em 2008.

A probabilidade de um idoso morrer vítima de qualquer causa aumenta entre 30% e 90% nos primeiros três meses após a morte do cônjuge e decresce para aproximadamente 15% nos meses seguintes.

O ‘efeito da viuvez’ foi documentado em todas as faixas etárias e raças ao redor do mundo.

Football news:

Griezmann spoke with Hamilton and visited the Mercedes boxes at the Spanish Grand Prix
Barcelona feels that Neymar used it. He said that he wanted to return, but extended his contract with PSG (RAC1)
Aubameyang to the Arsenal fans: We wanted to give you something good. I am sorry that we could not
Atletico did not lose at the Camp Nou. Busquets' injury is the turning point of the match (and the championship race?)
Verratti injured his knee ligaments in PSG training. Participation in the Euro is still in question
Neymar's contract in one picture. Mbappe wants the same one
Manchester United would like to sign Bellingham in the summer, not Sancho. Borussia do not intend to sell Jude